Prós e contras de se fazer um consórcio

Existem prós e contras de se fazer um consórcio, que devem ser levados em consideração na hora da contratação. Pesquise bem antes da contratação para evitar surpresas.

Os consórcios são cada dia mais procurados pelos brasileiros, para os mais diversos fins. Eles ajudam muito quem deseja adquirir um carro, imóvel ou serviço, mas não possui o dinheiro necessário para pagar à vista. Porém, existem prós e contras de se fazer um consórcio. Assim, como existe em todas as operações financeiras. Os consórcios são uma boa alternativa para que se possa fugir dos juros excessivos que os financiamentos empregam. Porém, ele pode apresentar também pontos que não são tão satisfatórios assim. Para saber escolher a melhor opção para cada necessidade, é muito importante conhecer os prós e os contras de se fazer um consórcio.

Conheça os prós e os contras de um consórcio

1 – Prós:

  • Ajuda a poupar dinheiro;

Várias pessoas sonham em adquirir bens sem que seja necessário entrar em um financiamento, para evitar assim as altas taxas de juros. Porém, elas não têm o dinheiro necessário para realizar o pagamento à vista. Assim ao fazer um consórcio esse pode funcionar como uma poupança, onde no final do período ele terá o dinheiro para pagar à vista pelo bem e dessa forma poderá até negociar um preço melhor.

Além disso, muitas pessoas possuem dificuldades em guardar dinheiro, e juntar para realizar a compra.

Para estas pessoas, o consórcio pode ser uma excelente opção, pois ele faz com que o consorciado tenha um compromisso de realizar o pagamento das parcelas todo mês.

Desta forma, ele consegue poupar a quantia necessária para que possa ter o bem que deseja, sem precisar entrar em algum tipo de financiamento.

  • Possui taxas menores do que os financiamentos;

Outro ponto que podemos destacar como positivos, são com relação as taxas.

Os financiamentos normalmente cobram taxas a juros altíssimos sobre o valor financiado, podendo em alguns casos, chegar em até 25% ao ano.

Já nos consórcios a única taxa que é cobrada é a taxa para a administradora, que podem ser entorno de 15% para cada 5 anos.

Neste caso, o consórcio se torna muito mais vantajoso do que um financiamento.

2 – Contras:

  • Pode demorar para ser contemplado;

A duração média de um consórcio pode ser de 5 anos, sendo assim, se o consorciado não for sorteado, e não consegui fazer um lance vencedor, ele terá que esperar por 5 anos para que seja contemplado.  Então, se você deseja ter o seu bem em um tempo menor, o ideal é que você faça algum tipo de investimento que possa te trazer mais rentabilidade dentro de um curto espaço de tempo.

  • O consórcio é pior do que o pagamento à vista, e pior do que alguns investimentos;

Outro ponto negativo do consórcio, está no fato de ele ser pior do que realizar um pagamento à vista, e pode também ser menos vantajoso do que alguns tipos de investimentos.

O ideal é que você consiga poupar dinheiro para que possa fazer um pagamento à vista, desta forma, você não precisará pagar a taxa de administração para a administradora.

Além disso, fazendo uma aplicação em algum tipo de investimento, você poderá ter uma rentabilidade bem maior, se comparada a um consórcio.

Como podemos ver, o consórcio pode apresentar pontos positivos e negativos, por isso, é fundamental que antes de entrar em um consórcio, seja feita uma pesquisa, e também uma identificação das necessidades do consorciado.

Assim, ele poderá avaliar se o consórcio realmente poderá lhe trazer benefícios, ou se é melhor que ele faça algum tipo de investimento ou de financiamento.

Então, para quem não precisa ter o bem ou serviço dentro de um curto prazo de tempo, o consórcio pode ser uma boa opção. Já para as pessoas que desejam ter o seu bem ou serviço dentro de pouco tempo, o ideal é ter outras alternativas.

Sendo assim, sabemos que existem prós e contras em se fazer um consórcio, e que ele precisa ser bem estudado antes do fechamento de um contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *