Consórcio de Veículos

O consórcio de veículos pode ajudar muitas pessoas a ter o seu carro dos sonhos, sem ter que pagar taxas abusivas de juros, sem dar entrada e dividido em até 80 meses.

Atualmente o  consórcio de veículos, está entre os mais procurados pelos brasileiros. Isso acontece, porque ele pode oferecer diversas vantagens e facilidades como: ausência da taxa de juros, sem necessidade de entrada e longo período para pagamento. Em um financiamento tradicional todas essas facilidades citadas seriam motivo para deixar a conta ainda mais alta, e como dizem vc compra um carro e paga por dois. Existem muitas dúvidas que giram em torno do consórcio de veículos, por isso, é muito importante conhecer como ele funciona, para que se possa fazer um consórcio que realmente atenda as suas expectativas. Continue lendo, e conheça tudo sobre o consórcio de veículos.

Veja como funciona um consórcio de veículos

O consórcio pode ser comparado com uma espécie de poupança coletiva, onde um grupo de pessoas que possuem interesse em ter o mesmo bem ou serviço, se unem, e pagam parcelas fixas todos os meses.

O valor total pago é somado, e com ele é gerada a carta de crédito. O consórcio é gerenciado por uma administradora que fará assembléias mensais de sorteios de contemplação, onde um ou mais consorciados poderão ser contemplados.

Ao ser contemplado, o consorciado com a sua carta de crédito, fica livre para realizar a compra de qualquer modelo e marca de carro, podendo ser nacional ou importado.

O consórcio é a maneira mais segurada para adquirir um carro, pois durante todo o período de contrato você poderá acompanhar o valor das parcelas, pois não existem taxas de juros, apenas taxa de administração da administradora.  

Para que todo o processo de consórcio possa ser feito de maneira segura, atendendo as suas expectativas, é muito importante fazer a escolha correta da administradora.

Além de ser uma administradora altamente confiável, ela precisa também possuir as taxas de administração que sejam compatíveis com o consórcio, caso contrário, ele pode se tornar mais caro do que um financiamento.

Como participar de um consórcio de veículos

O primeiro passo é procurar uma boa administradora, para isso, visite o site do Banco Central, e conheça a lista de empresas autorizadas para atuar neste ramo.

Após realizada a escolha e acertado o contrato, começa então a serem feitos os pagamentos mensais do valor que foi acordado.  O pagamento geralmente é feito através de um boleto bancário que chega diretamente no endereço do consorciado.

No boleto deverá conter as seguintes informações:

  • Datas dos sorteios;
  • As pedras-chaves que foram sorteadas tanto pelo sorteio, como também pelos lances;

Vale ressaltar que as parcelas podem ter o seu valor alterado, pois se o valor de venda do veículo aumentar, o reajuste precisa ser feito para que a carta de crédito possa comprar o veículo desejado.

Mesmo após a contemplação, as parcelas precisam continuar sendo pagas até a quitação total. No consórcio não existe nenhum tipo de juros, apenas, a taxa de administração cobrada pela administradora.

Quando o carro chegará

Todo mês ocorre um sorteio, onde pelo menos um dos consorciados são contemplados com a carta de crédito. Sendo assim, é possível que você seja contemplado no primeiro mês, ou no último mês. Isso vai depender da sua sorte! 

Outra opção para a contemplação, é através dos lances, que podem ser feitos horas antes do sorteio de contemplação. Quem der o melhor lance, poderá ter a carta de contemplação de maneira mais rápida.

Caso o consorciado não seja contemplado no mês referente ao seu lance, ele poderá voltar a fazer um novo lance no mês seguinte. Ou ainda continuar pagando somente as parcelas mensais, e aguardando a contemplação por sorteio.

Vale lembrar que o consórcio não está ligado a nenhum tipo de seguro, então, se após a contemplação, acontecer algum tipo de acidente ou furto, a parcelas do consórcio deverão continuar sendo pagas normalmente até a quitação total do contrato.

Sendo assim, podemos ver que o consórcio de veículos, pode ser uma excelente opção para quem deseja ter o seu carro, mas não possui o dinheiro para fazer uma compra à vista, e nem quer pagar altos juros em um financiamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *