Compre seu carro sem entrada e sem juros

O consórcio é uma excelente opção para quem deseja comprar um carro e não tem o dinheiro para comprar à vista.

É isso mesmo! Compre seu carro, novo ou usado, sem entrada, sem juros e com 80 meses para pagar. Isso é possível através de um consórcio de veículos. A adesão muitas das vezes é sem comprovação de renda e sem burocracia e seu carro usado pode ser usado como lance. Você poderá fazer um consórcio de carro de passeio ou utilitário. 

Existe vários tipos de consórcio, que podem se encaixar nos mais diversos perfis. Continue lendo, e saiba o que são consórcios e como eles funcionam.

O que é um consórcio

Um consórcio é basicamente um grupo de pessoas, que podem ser físicas ou jurídicas, que possuem o interesse de comprar algum bem ou um serviço, e que não possuam pressa para tê-lo de forma imediata.

A contemplação acontece por meio de um sorteio, que normalmente é feito mensalmente, ou de um lance. Sendo assim, é possível que o bem saia rápido, ou demore um certo tempo.

Este grupo de pessoas, precisa ter uma empresa que administre o bem, e os pagamentos mensais. O valor do bem é dividido em várias parcelas, sendo que o valor das parcelas mensais, devem ser o suficiente para adquirir o bem desejado.

A cada sorteio que é realizado, é possível que seja contemplado um, ou mais consorciado, assim, eles adquirem uma carta de crédito que irá comprar o bem pelo o seu valor à vista.

Em algumas empresas seu carro usado pode ser dado como lance!

Além disso, dependendo do consórcio, é possível que o consorciado faça lances para antecipar os números de parcelas, sendo que quem der o maior lance, pode levar a carta de crédito.

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual é a melhor opção, entre um consórcio ou um financiamento. Para saber qual é a melhor opção para cada caso, é necessário conhecer as diferenças entre os dois.

No financiamento o contrato é feito entre a pessoa e uma instituição financeira. O cliente escolhe o bem que deseja comprar, o banco realiza a compra e paga para o proprietário, e o cliente então fica devendo para o banco. O cliente recebe o bem no momento imediato da compra, porém, o valor pago terá taxas de juros e de correção.

Já o consórcio não possui nenhuma taxa de juros, possui correção de crédito, e o bem ou serviço só poderá ser entregue no momento em que o consorciado for contemplado, podendo ser desde a primeira parcela, até a última.

Veja o comparativo de Financiamento x Consórcio para um crédito de R$45mil

De maneira geral, sai mais caro financiar do que fazer um consórcio. Porém, se a taxa de administração do consórcio for muito alta, os valores podem se aproximar bastante.

Então, a melhor opção vai depender muito da necessidade de cada pessoa, se ela deseja ter o bem de maneira rápida, o financiamento mesmo com o valor mais alto pode ser uma boa opção, se ela puder esperar a contemplação, a opção mais barata é o consórcio.

Conheça as garantias que o consórcio oferece

A maior garantia que o consorciado tem, é a de que ele será sorteado em algum momento do consórcio, desde que ele esteja cumprindo certinho tudo o que foi acordado.

Além disso, as outras garantias são:

  • O consorciado pode escolher em qual fornecedor ele quer comprar o seu bem ou serviço.
  • Ele pode fazer a transferência do consórcio para outra pessoa.
  • Ele pode fazer a troca do bem, por outro que faça parte do mesmo seguimento.
  • Se ele não utilizar a carta de crédito dentro de 180 dias, ele pode receber o valor do crédito em espécie.
  • Podem ser objetos de consórcio carros, casas, maquinas, equipamentos, e alguns tipos de serviços.

O consórcio sem dúvidas é uma excelente opção, principalmente para quem deseja ter um bem, mas não possui o dinheiro todo para fazer uma compra à vista.

Porém, é muito importante que a escolha da administradora do consórcio seja de extrema confiança, e que ela também não cobre taxas abusivas, caso contrário, o consórcio poderá sair mais caro até mesmo do que um financiamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *